sábado, 16 de outubro de 2010

Câmara de Varginha homenageia a AVLAC









Atendendo proposição do vereador Leonardo Vinhas Ciacci, a Câmara Municipal de Varginha promoveu, no dia 24 de Setembro, solenidade comemorativa dos 50 anos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências - AVLAC.
Fundada em 21 de Fevereiro de 1960, a atual diretoria eleita para o biênio 2009/2011, assim se apresenta: Presidente - Vânia Vinhas Cardoso; Vice-Presidente- José Galvão Conde; Secretário-Geral - Moacyr Vallim Filho; 1ª Secretária - Sueli Aparecida Teixeira; 2ª Secretária - Isa Bíscaro Alves; 1º Tesoureiro - José Fernando Campos Ribeiro; 2º Tesoureiro - Victor Emmanuel Evangelista da Silva; Diretora Cultural - Vanessa Caldeira Teixeira Reis; Diretora Social - Elvira Gomes de Carvalho Pinto; Diretora de Patrimônio - Lygia Di Lorenzo Oliveira; Bibliotecária Arquivista - Carmen Vieira Brandão. CONSELHO FISCAL: Adilson Marciano Rosa, Luiz Henrique de Souza Pinto, Teresinha Teixeira Sério Reis. COMISSÃO DA REVISTA ACADÊMICA: Aníbal Albuquerque, José de Souza Pinto, Virginia Peloso Cavalcanti.
O quadro da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, seguindo a norma da Academia Brasileira de Letras, conta com quarenta cadeiras em seu quadro de imortais.
AVLAC é uma entidade sem fins lucrativos e tem como escopo a produção, preservação e divulgação de trabalhos literários, artísticos e científicos. O trabalho da Academia é voltado para a valorização de escritores, artistas e cientistas varginhenses ou que aqui residam, contribuindo, desta forma, de modo significativo, para a construção e preservação da memória cultural de Varginha. E vem-se mantendo graças à contribuição financeira de seus membros para levar a efeito determinadas despesas eventuais. Tanto assim que, aproveitanto o momento significativo da comemoração do seu cinquentanário, a Academia vai editar revista, que há de ser histórica, com divulgação de trabalhos da lavra de seus acadêmicos.

A solenidade

Presentes vários acadêmicos - confrades e confreiras - elegantes e orgulhosos em seus sóbrios fardões verdes-musgo com detalhes dourados em folhas de louro, símbolo do triunfo, e exibindo no peito os cintilantes medalhões de honra ao mérito a que fazem jus, a encarregada do cerimonial Carla Beralto iniciou convidando as autoridades a comporem a mesa, após o que o presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Vinhas Ciacci abriu a solenidade com a execução do Hino Nacional, sob o teclado da pianista-acadêmica Elvira Gomes de Carvalho Pinto.
Em inspirado discurso, Leonardo Ciacci falou da oportuna da homenagem à AVLAC tendo em conta o reconhecimento da sua importância no seio comunidade em geral por sempre difundir cultura.
Em pronunciamento bastante significativo, quando enalteceram o valor da Academia, falaram também os vereadores Adílson Marciano Rosa, Tia Celinha, Reginaldo Tristão, a Secretária de Educação Heliana Vinhas Ferreira - representando o Prefeito Eduardo Carvalho - que causou grande entusiasmo junto aos componentes da AVLAC ao declarar que o governo municipal está atento à concretização almejada pela categoria no que diz respeito à aquisição sede própria.
Também usando da palavra o acadêmico Morvan Acayaba de Resende, um dos fundadores da Academia, reportou-se àquela época em que diversos jovens idealistas, muitos dos quais, hoje, de saudosa memória, tiveram a ideia de fundá-la e que, para se constituir entidade de princípio sólido, levou-se em conta a importância das letras, artes e ciências.
Foi também elaborado o brasão artístico com um quê de nobreza o qual ostenta dizeres bem apropriado em latim: Urbem Incendam - o que significa “O saber incendeia, clareia, ilumina”.
Por fim, usou da palavra a presidente da Entidade Vânia Vinhas Cardoso que em vibrante discurso, rico em palavras e poesias, falou sobre a atuação da academia no passado, no presente e no futuro que se espera ser grandioso para a cultura de Varginha.
Entre diversas personalidades presentes no auditório, registramos o empresário Mauro Brito e o Ten. Tosatti representando o Comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar, Ten. Coronel Pedro Alvarenga.

Umas e Todas



Os 35 anos do Banco Mercantil do Brasil





Ante honroso convite, marcamos presença no dia 31/10/2010 no “Café da Manhã” promovido pelo Banco Mercantil do Brasil, em comemoração aos 35 anos de atividade em Varginha. Diversos clientes também participa-ram do evento e puderam desfrutar do variado e informal café junto aos funcionários.
Na oportunidade, representando a administração do Banco a superintendente administrativa Thenile fez uso da palavra falando do otimismo quanto ao progresso da Entidade, e agradeceu a presença de todos que prestigiaram o evento. Também houve o pronunciamento do empresário Emanoel M. Souza que disse da sua tradição como cliente da Casa tendo acompanhado várias mudanças na administração durante todos esses anos.

Prossegue Torneio de Futebol

Equipe da Bancada da Amizade
(Alfenas-MG) Equipe Nossa Senhora de Guadalupe

Equipe Margaz

AABB II
Dando prosseguimento ao torneio, apresentaram-se no sábado - dia 25.09.10 para as semi-finais as equipes, Santa Cruz, Corceti e Imaculada. Acha-se agendado para início em 10.10.2010 a 1ª Copa Pastor Fausto com a participação de atletas evangélicos de Varginha. Outras modalidades programadas para breve: I) Futebol em quadra de areia. II) Campeonato de futebol de campo. Enquanto isso, acontecem encontros amistosos nos fins de semana no campo gramado.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O DIA DOS AVÓS


Taxista em Londres, bancário em Varginha. Quem sou eu?


Mi Buenos Aires querido...

Em recente excursão a Buenos Aires, registramos diversos “micos” por parte de alguns brasileiros do nosso grupo de turistas:

A DAMA DE VERMELHO - Alguém, durante a apresentação do show de tango à noite, média luz, ambiente requintado em casa noturna da cidade, distraiu-se e utilizou a manga do vestido chique da dama ao seu lado cujo tecido era de um belo vermelho, idêntico ao guardanapo servido na mesa.

COISA DE MINEIRO, UAI - Ainda o mesmo cidadão, por ocasião do almoço num Shoping, “pensando encontrar-se em Minas, e com aquele costume da região, lançou mão do pão de queijo em seu prato; só que não era o que ele pensava , e sim uma pequena porção de pire de batata ainda bem quente...

NÃO TAVA CHEIRANDO BEM? - Houve um que na hora do cafezinho, quando a balconista perguntou-lhe se desejava “adulcorante” (adoçante) não entendendo respondeu convicto: “Desodorante, não!”

PERDIDA NA NOITE - Ao pegar o taxi, durante a noite, o motorista perguntou à passageira qual o nome do hotel que ela desejava ir. Ela ficou por momentos embaraçada sem saber o nome. Contando com a paciência do motorista, fuçou a bolsa “cheia de troços” até encontrar o cartão do hotel onde se achava hospedada.

YES, NÓS TEMOS BANANA - Aconteceu também a cena do cara procurando o preço da banana nanica (banana d'agua) no supermercado de modo a comparar o valor em “PESO” com relação ao REAL para ver se seria mais vantajoso consumir a importada ou continuar com a nacional.

E por vão por aí os micos internacionais aos montões.

Belas esculturas em carrara

Visitando Buenos Aires, em excursão bem organizada, nós os turistas tivemos oportunidade de ver, apesar dos poucos dias que lá permanecemos, a grandiosidade da bela capital portenha. Muito admiramos as avenidas amplas, construções históricas, suntuosas, prédios de arquitetura moderna, a Casa Rosada – sede do governo argentino -, verdadeiras obras de arte nas praças, famosas esculturas em mármore de carrara procedente da Europa há séculos em transporte marítimo.
Depois de os visitantes tomarem tanto conhecimento histórico conforme narração da jovem guia de nacionalidade argentina, comunicando-se em português, a qual achou por bem esclarecer-nos, lamentando, que “infelizmente nem tudo por aqui é só beleza, já que existe também o lado pobre, sem a devida atenção dos governantes, na Zona Sul de Buenos Aires, ao contrário do lado Norte, privilegiado em termos de investimentos”.
A moça disse isso para que o turista não saia com uma visão irreal do que na verdade acontece por ali, como ocorre, por exemplo, com os moradores da região portuária, e entornos, se bem entendemos, onde é precária infra-estrutura básica. Nesses locais, é comum os moradores se valerem até de sucatas para construção de suas moradias onde usam de artifício ao pintarem fachadas da casa com sobras de tintas de modo que o conjunto apresenta cores variadas tornando, toando a pobreza colorida... Lembram favelas brasileiras, porém em topografia plana.
Ali os moradores usam da
criatividade para atrair turistas quando se exibem artistas anônimos com suas obras de arte: pinturas, desenhos, artesanatos... Até se apresentam bonitas mulheres como modelos fotográficos, vestidas a caráter, de modo a sugerir aos cavalheiros visitantes uma pose clássica simulando passo de tango, para um instantâneo de lembrança, a preço módico. Vemos que essas coisas já constituem folclore da localidade.
Ao imitar uns e outros, também topei a parada e aceitei exibir-me em foto como recordação do passeio. E foi aí que a bonita dançarina, morena clara, envolveu-me a cintura com aquela bela perna desnuda, escultural, pele de carrara; momento sensual suscitando-me fantasias.

O DIA DO BANCÁRIO









Uma vez mais a diretoria do Sindicato dos Bancários de Varginha e Região – SEEB promoveu significativa festa em comemoração ao Dia do Bancário. O acontecimento levou grande público às dependências do clube da categoria quando ali se reuniram funcionários da ativa, aposentados, familiares e alguns convidados em instante de bela confraternização. Na ocasião, os participantes da festa puderam deliciar-se, como nos anos anteriores, além de farto churrasco, com especial choppe - “bem servido” - da Choppbomm, sendo todos atendidos pela competente equipe de garçons muito atensiosos.
Na oportunidade, procedeu-se a sorteio de diversos brindes de grande utilidade de modo a contemplar alguns sindicalizados “sortudos” .
Entre os que prestigiaram o evento, queremos destacar as presenças do Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal João Deon Pereira, dos advogados Matheus Domingueti e Humberto Marcial Fonseca, sendo este alvo de especial homenagem por parte da diretoria do Sindicato por estar completando vinte anos de dedicação à advocacia, inclusive sempre pronto a atender os interesses dos bancários. Também estiveram presentes representantes da FEEB-BH: José Carlos e Elmir Martins de Moura.
Por oportuno, consignamos os nossos parabéns à diretoria do SEEB pela deferência, o carinho, voltado para com os sindicalizados.

Torneio de Futebol de Salão






















Teve início no dia 21 de agosto (sábado) o torneio de futebol de salão no ginásio coberto da AABB com o apoio da Liga Sul de Varginha, programação esportiva agendada para finalizar em 25 de setembro.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

QUEM CONHECE O COLEGA DO BB GILBERTO DO EX-CESEC VARGINHA?

O funcionário do BB GILBERTO LOURENÇO DA APARECIDA, que atuava como gerente de projeto dedicado à preparação da Oferta de Ações do Banco, foi nomeado gerente geral da Unidade Relações de Investimentos, Brasília-DF. GILBERTO é funcionário desde 1987, graduado em contabilidade, pós-graduado em administração de empresas, auditoria e perícia contábil e MBA em contabilidade.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Campeonato de Xadrez: Os 20 anos







Vimos que muitos competidores desse sistema de jogo relâmpago de xadrez evitam tal modalidade porque não se sentem bem “disputando contra o adversário e o relógio”. Sentem-se como que aflitos já que dispõem, como foi no caso, de apenas cinco minutos para decidir o jogo. Não é mole, não... Vejamos o “passeio” de nossa câmera no ambiente.